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É hora da renovação da assinatura digital

Publicada em: 17/11/2014

Os interessados em renovar a assinatura digital podem procurar a secretaria da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim, para providenciar novo documento, caso o vencimento esteja próximo ou já tenha passado. Sem a renovação da assinatura digital isto pode prejudicar profissionais que devem entregar documentos para a Receita Federal, e ter outros contratempos. “Se o documento estiver vencido, o contribuinte pode ter problemas com a conectividade social, serviço de FGTS e com a entrega de declarações e emissão de notas fiscais”, disse o Secretário da ACIMM,  Nelson Theodoro Jr. “Advogados, por exemplo, não poderão fazer peticionamentos eletrônicos”, exemplificou.

De acordo com Nelson as pessoas físicas e jurídicas, ou órgãos públicos que em 2011 emitiram o certificado, esse ano deverão renovar a documentação, que tem validade de três anos. “Daí a importância do usuário observar este detalhe”, colocando a Associação Comercial a disposição para a renovação da certificação. “Pode acontecer da pessoa achar que pelo fato de ter em mãos a assinatura digital, é para o resto da vida”, comentou ao lembrar que a cada três anos é preciso atualizar a certificação digital que deixa de funcionar.

Para Theodoro quando um empreendedor decide certificar digitalmente a empresa ele obtém ganhos em competitividade, pois agiliza os processos produtivos, com mais segurança às movimentações financeiras, e confere à empresa uma identidade eletrônica que permite o controle destas operações com economia de tempo e redução de custos. “Hoje o acesso a informação sobre a certificação digital é muito grande”, disse ao citar uma cartilha existente sobre o tema com o objetivo de orientar micro e pequenos empreendedores que desejam obter a certificação e, com isso, ampliar o campo de atuação. “Os interessados podem ter acesso gratuito a todo o conteúdo do material no endereço: http://loja.boavistaservicos.com.br/certificadodigital/ ”, anunciou o secretário. “Nele, é possível encontrar o passo-a-passo para o processo de certificação e o uso correto do documento, além dos custos dos documentos existentes com preços especiais”, falou.

Os interessados na renovação ou num novo documento devem procurar a secretaria da Associação Comercial de Mogi Mirim no horário comercial para agendar seu horário e providenciar nova assinatura eletrônica seja o E-CPF ou E-CNPJ (ambos são um certificado digital ICP-Brasil emitido para empresas, oferecendo validade jurídica), o CT-E (um certificado digital ICP-Brasil utilizado para assinatura do Conhecimento de transporte eletrônico) e Conectividade Social (Certificados digitais ICP-Brasil para Conectividade Social ICP).

Este é mais um serviço prestado aos associados e empresas que desejem se associar a nossa entidade, finalizou Theodorojr.


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