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  • Abr

    17

    2019

Analise e planeje ações para o mercado

Você alguma vez já analisou o seu mercado de atuação e promoveu ações que façam a diferença no cotidiano? O Sebrae, parceiro da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) lançou um guia que ensina a usar a internet para gerar inteligência competitiva para o seu negócio, conquistar melhores resultados que a concorrência e fidelizar os consumidores.

O objetivo deste guia é apresentar possibilidades práticas de leituras informacionais a partir de fontes de dados disponíveis na internet que permitam a construção de análises de um mercado em que um empreendedor atue ou queira atuar.

Para isso, é preciso investir em inteligência de mercado, que pode ser resumida em: um processo de levantamento e análises de informações que revelam a lógica de um mercado-alvo e direcionam as ações estratégicas para um negócio.

Com essa definição é possível perceber que inteligência de mercado não é algo que se encontra disponível numa prateleira, num serviço de consultoria ou na assinatura de um serviço.

Isso porque inteligência é um processo que requer a atividade da tomada de decisão por um dirigente de um negócio a partir das informações trazidas até ele. As “ações estratégicas” decorrem de um entendimento humano sobre qual caminho seguir.

 

Como aplicar os conceitos no negócio

Abrir um negócio é uma atividade de risco e, por isso, o objetivo da inteligência de mercado é dar ao empreendedor informações para que todas as ações tomadas na direção da nova empresa tenham fundamentações em dados que tornem estas medidas bem-sucedidas.

De forma prática, pontuamos quatro categorias de informações importantes para o mapeamento de mercado:

O negócio e os clientes

Localização e concorrência

Tendências e oportunidades

Parcerias e fornecedores

José Luiz Ferreira é Vice-presidente da Acimm