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  • Abr

    09

    2019

Como anda o seu marketing?

Nunca fui marqueteiro de primeira ordem, mas desde garoto ouço dizer que é preciso mostrar aquilo que se faz. Prova disso é a galinha, que entre um ovo e outro faz seu marketing de que há ovos frescos no ninho. Aves à parte, quero falar esta semana do marketing de relacionamento.

O marketing de relacionamento e a fidelização de clientes são estratégias adotadas pelas empresas no desenvolvimento de parcerias de sucesso de mercado. É essencial ao desenvolvimento da liderança no mercado, a rápida aceitação de novos produtos e serviços e a consecução da fidelidade do consumidor. Esse marketing é a prática da construção de relações satisfatórias de longo prazo com partes-chave [...], para reter a preferência e negócios em longo prazo.

Face ao exposto, formula-se a seguinte pergunta: Quais estratégias de marketing de relacionamento são úteis para a fidelização de clientes às empresas de eletrodomésticos de determinada cidade? Vários estudos têm como objetivo analisar estas estratégias do marketing de relacionamento úteis para fidelização de clientes nas empresas.

A pesquisa servirá para identificar como as empresas estão trabalhando o relacionamento com os clientes, e se estão utilizando algumas estratégias para inovar neste aspecto. Não tem presunção de abordar todas as lojas, e nem mostrar a solução dos relacionamentos, mas auxiliar de forma mais harmoniosa esta relação.

O objetivo final  é analisar e identificar o desenvolvimento da empresa ocorrido após a implantação do marketing de relacionamento e a evolução no decorrer de uso da estratégia, e como as organizações se prepararam para enfrentar trabalhar com uma nova ferramenta.

O estudo é relevante, para os acadêmicos, empresários e comerciantes, pois, permite avaliar os ganhos obtidos com a estratégia do marketing de relacionamento, e se esta ferramenta tem se mostrado útil nas relações entre clientes e empresas, permitindo construir parcerias de longo prazo.

Em relação à pergunta se investem na fidelização de clientes, 60% disseram que sim, por meio do excelente atendimento ao cliente e o pós-venda e, 40% não, mas pretendem direcionar mais atenção para esta questão, melhorar o atendimento e aderir ao marketing de relacionamento.

Quanto à atuação para reter clientes, observa-se que 60% disseram que adotam medidas para alcance de tal objetivo, pois, estão sempre trabalhando para manter a clientela, porque sabem que há um custo menor do que conquistar um novo cliente. Outros 40% disseram que não, mas como a concorrência aumenta a cada dia, pretendem montar um plano de ação específico para reter os clientes que possuem.

Em pesquisa realizada, 100% dos entrevistados acreditam que a opinião do consumidor é extremamente importante, segundo os gerentes, são eles que os mantêm no mercado. Os entrevistados disseram que pela opinião do consumidor, as lojas têm como melhorar os pontos negativos e, manter os positivos. A opinião do gerente é coletada por meio de um questionário interno para a administração da empresa.

Como pudemos ver nos exemplos, investir em marketing de relacionamento é algo imprescindível nos dias de hoje. Por meio dele, o vínculo entre as partes se solidificam e o caminho entre eles se torna sólido e capaz de evitar gastos desnecessários para conquistar novos clientes. Por isso mesmo, mais que vender bem, é preciso garantir que os clientes continuem firmes para o bem da empresa. Portanto, mãos na massa e faça o marketing de relacionamento antes que seja tarde demais.

 Luiz Antonio Guarnieri é presidente da Acimm