Blogs

  • Abr

    16

    2019

De olho nos negócios futuros

Você já notou como a evolução tem transformado nossas vidas. Apesar do muito que já ocorreu nesse pouco espaço de tempo, muito ainda está por vir. O mundo continua mudando em uma velocidade espantosa e daqui até a próxima década podemos estar presenciando a conclusão de um novo paradigma, oferecido pelos avanços da tecnologia e ciência.

Nessa linha de pensamento podemos apontar verdadeiros negócios do futuro. Atividades que jamais sonhamos, mas que passaram a fazer parte de nossas vidas em breve.

 

Negócios digitais

A denominação é simples, assim como o entendimento. Até 30 anos atrás, era patente criar-se um estabelecimento/escritório para vender um produto, atender uma demanda. Com o advento da internet, smartphones e conexões de banda larga cada vez mais velozes, isto tem se tornado obsoleto.

Hoje observamos uma transferência gigantesca de empresas físicas para o ramo de negócios digitais. A necessidade de ir a um trabalho, gastar dinheiro com gasolina e perder uma hora no trânsito perde o sentido se o seu trabalho pode ser feito utilizando um computador e enviado por e-mail.

Quando se trata de negócios digitais, não podemos deixar de citar o mercado de aplicativos. O avanço da conectividade é tão promissora que num futuro breve boa parte de nossas atividades estarão automatizadas. Carros, televisões, computadores – em resumo –, tudo o que for eletrônico poderá ser comandado por um simples app do celular.

Ainda sobre negócios digitais, pense bem sobre usar as mídias sociais.

Essa é outra realidade que já faz parte do dia a dia dos negócios, mesmo os físicos. Além de boa parte do público poder ser encontrado no Facebook, Twitter ou Instagram, a internet tornou-se um território novo a ser explorado para vender produtos.

 

Inteligência artificial

O principal objetivo dos sistemas de inteligência artificial (IA) é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes. É um conceito bastante abrangente, e que recebe tantas definições quanto os significados diferentes que recebe a palavra inteligência. Podemos pensar em algumas características básicas dos sistemas de IA, como a capacidade de raciocínio (aplicar regras lógicas a um conjunto de dados para chegar a uma conclusão), aprendizagem (aprender com os erros e acertos de forma a no futuro agir de maneira mais eficaz), reconhecer padrões (tanto padrões visuais e sensoriais como também padrões de comportamento) e inferência (capacidade de conseguir aplicar o raciocínio nas situações do cotidiano).

As possibilidade criadas pela IA permitiram criar a tecnologia que faz os carros da Tesla se autodirigir, os assistentes virtuais Siri, Alexa e Google Assistant interagir conosco, entre tantos outros exemplos já conhecidos, a questão principal é saber como esta tecnologia pode impactar o negócio atualmente ou ser a base de um novo negócio que você pretende montar ou investir no futuro, alguma ideia? Compartilhe conosco nos comentários…

 

Blockchain

A blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia que visa à descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em determinado mercado. Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada, universal e digital, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros. Está constantemente crescendo à medida que novos blocos completos são adicionados por um novo conjunto de registros. Os blocos são adicionados à blockchain de modo linear e cronológico. Cada nó – qualquer computador que conectado à essa rede tem a tarefa de validar e repassar transações – obtém uma cópia da blockchain após o ingresso na rede. A blockchain possui informação completa sobre endereços e saldos diretamente do bloco gênese até o bloco mais recentemente concluído.

A blockchain é vista como a principal inovação tecnológica do bitcoin, visto que é a prova de todas as transações na rede. O projeto original tem servido de inspiração para o surgimento de novas criptomoedas e de bancos de dados distribuídos. Nesse momento, centenas de empreendedores estão quebrando a cabeça para escrever algo inovador que utilize a tecnologia para criar algo novo e diferenciado.

Que tal você participar de uma certificação em que aprenderá a entender melhor os padrões dos novos negócios? Dê uma checada nesse link e obtenha mais informações.

 

Automação

Seguindo a linha de raciocínio dos aplicativos, a automação é outro seguimento que promete bombar. A humanidade encontra-se em uma mudança de valores incalculável: já não faz mais sentido gastar boa parte do tempo com trabalho. Ter mais lazer, oportunidades de afeto e hobbys é quase tão importante quanto ganhar dinheiro.

Eis por que a automação é um dos negócios do futuro. Automatizando as atividades, podemos tranquilamente ter aquele tempo que desejamos. Já pensou quantas horas do dia são gastas com contas a serem pagas, preparação de alimentos, limpeza, entre outras atividades mais manuais e mecânicas?

Se formos parar para contar, seguramente 40 a 50% do dia é utilizado com algo que poderia ser automatizado. Isso ainda parece muito utópico à realidade do nosso país e um investimento sem sentido. Porém, acredite: a robótica baterá nossas portas nos próximos anos. No Japão, isto já é uma realidade. Nos EUA, não demorará para ser também.

É uma questão de tempo até esse mercado florescer e tornar-se acessível ao cidadão comum. Fique ligado!

 

Luiz Antonio Guarnieri - Presidente da Acimm