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  • Abr

    30

    2019

O precioso ato de planejar!

Planejar de forma estratégica para alavancar os negócios de sua empresa requer essencialmente de boas informações. Por isso é preciso aprender a montar um plano de negócios de qualidade pode ser a diferença entre o crescimento e o sucesso total da sua empresa! Quer saber como e por quê?

É impossível pensar no sucesso e no crescimento de um negócio sem levar em consideração toda a parte de estudo feito antes mesmo de abrir as portas, por isso um plano de marketing existe. Por isso mesmo a Associação Comercial e Industrial (Acimm) existe e pode auxiliar por meio do posto do Sebrae/SP ou mesmo por meio de cursos e palestras que ocorrem rotineiramente.

De acordo com o Sebrae, cerca de 11,1 milhões de empresas foram criadas por necessidade no Brasil, ou seja, empresas que nasceram a partir da necessidade de ter dinheiro ou simplesmente ter um trabalho que não é oferecido na crise financeira do país.

Mais da metade desses novos empresários não consegue ir adiante com o negócio por falta de planejamento estratégico, muito por conta da necessidade desesperada de trabalhar e ganhar dinheiro.

Neste artigo, você vai aprender a como fazer o planejamento estratégico de uma empresa e alavancar resultados! Confira:

 

Mas o que é planejamento estratégico?

Criar um CNPJ e regularizar a parte burocrática de uma empresa é a primeira etapa para montar um negócio, mas e depois? Planejamento é a palavra-chave!

Saiba que o planejamento estratégico de uma empresa é a etapa na qual você poderá mensurar o quanto o negócio pode crescer?

O plano de marketing define as ações que a empresa executará no ambiente físico, on-line ou financeiro.

É a construção da estratégia que tem o objetivo de auxiliar o negócio a crescer mais e melhor.

Um plano de marketing empresarial precisa ser muito bem estruturado e contar com um trabalho de pesquisa muito detalhado sobre diversos aspectos.

Afinal, planejar de forma estratégica os desafios da empresa em curto, médio e longo prazos pode ser a diferença entre um sucesso crescente e um fracasso iminente.

De um modo geral, planejamento estratégico, plano de negócios ou plano de marketing, como também é chamado, é a junção de todo o esforço da empresa voltado para os recursos com o objetivo de alcançar objetivos.

Esse tipo de planejamento normalmente é feito no final do ano e normalmente envolve as metas para o ano seguinte e formas possíveis de alcançá-las.

Essas metas estipuladas e objetivos a serem cumpridos mudam de empresa para empresa, embora a maioria envolva:

  • Vender mais;
  • Fidelizar clientes;
  • Lançar novos produtos no mercado;
  • Aumentar o alcance da imagem da empresa;
  • Evitar a falência fruto da má administração.

 

O plano de marketing de um negócio deve ser executado com base nos princípios da empresa.

Para o planejamento estratégico de uma empresa ter sucesso, gestores e diretores devem se reunir com o setor de marketing e vendas para alinhar expectativas e metas.

 

Como fazer um plano de negócios?

Com um plano de negócios você poderá enxergar de longe um caminho assertivo a seguir, o que ajudará a conquistar mais espaço no mercado.

Por esse motivo, esse tipo de estratégia é essencial para os interessados em atingir o sucesso e crescimento de uma empresa.

Afinal, fazer o planejamento estratégico permite a você um maior controle do negócio, diferente de empresas que vivem apostando em diferentes possibilidades, sem basear as expectativas e metas em um estudo adequado e visando apenas ao lucro.

Quando você pensa apenas no ganho financeiro, antes de estabelecer os processos adequados para conquistá-lo, a chance de acontecerem problemas é muito grande.

 

Como você acha que as grandes empresas se desenvolvem?

Pense um pouco: como colher bons frutos de uma árvore, sem ter planejado um local bem adubado e com espaço adequado para ela crescer e germinar?

Difícil, não é?

Pois bem! Para o ambiente empresarial, a realidade é a mesma.

Por isso, dentro de uma empresa o planejamento estratégico precisa ser feito muito antes de qualquer outra coisa.

Desse modo, ter um especialista em marketing é crucial, pois ele sabe como fazer um planejamento estratégico que traga o sucesso.

Ele definirá todas as características da empresa desse momento em diante e, para cada novo ano, novos planejamentos deverão ser feitos.

Mas, para um plano de negócios caminhar de forma eficiente é necessário se atentar a estes pontos:

  • Identifique o público-alvo

Este tipo de planejamento estratégico garante que você tenha mais controle sobre a organização.

Para isso, é importante selecionar os grupos de pessoas que afetam ou são diretamente afetados pelas atividades da sua empresa.

Mas como fazer isso?

Quando se pretende construir um bom planejamento estratégico de uma empresa, o trabalho precisa identificar estes stakeholders e verificar as necessidades e expectativas de cada um deles até o sucesso.

Stakeholders, o que é isso?

São as pessoas ou um grupo específico que tem interesse em uma empresa, um negócio ou uma indústria. Em português a palavra significa:

  • Stake: interesse, participação, risco;
  • Holder: aquele que possui algo;
  • Dê uma identidade para o negócio.

 

Para definir qual imagem você quer passar da empresa para as pessoas, é preciso determinar os 3 princípios fundamentais de um empreendimento: Missão, Visão e Valores.

Mas calma! Vamos entender a importância de um nome primeiro!

A empresa precisa ser conhecida pelo público e nada melhor do que criar um nome que possa simplificar toda a ideia de eficiência do negócio.

Para isso, é preciso saber o que é branding e o processo de naming dentro da estratégia.

O naming é o método dentro do branding no qual as pessoas se reúnem para dar sugestões que possam definir o nome da empresa.

Depois de definidos esses parâmetros é importante saber quais as diretrizes principais de uma empresa: missão, visão e valores.

  • Missão: define qual a responsabilidade da empresa para com o cliente. Aquilo que você deve entregar a eles;
  • Visão: definição do que a empresa pretende ser em longo prazo a partir do produto ou serviço que oferece;
  • Valores: define os princípios nos quais a empresa se baseia, como credibilidade, eficiência e qualidade. Podem ser vistos como as regras básicas que orientam os colaboradores.

 

Os princípios servem como guias para a empresa e todos os funcionários. Caso já possua uma identidade, verifique se já não está na hora de repensar a estratégia, dependendo do tempo em que foi criada, e nisso o plano de negócios pode auxiliar muito.

 

  • Faça uma análise SWOT

Para saber como fazer um planejamento estratégico é necessário investir na estratégia de análise SWOT, a qual analisa cada caso de forma específica.

A análise se baseia em estudar as forças (strengths), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de uma empresa em relação ao mercado que atua.

É preciso entender que Força e Fraqueza fazem parte da análise interna do negócio e Oportunidades e Ameaças fazem parte do ambiente externo (o mercado).

Defina muito bem quais são essas características dentro da sua empresa e, a partir disso, dê continuidade ao planejamento, pois quanto mais estruturada estiver a sua análise SWOT, mais ideias você terá para estruturar a empresa dentro do plano de negócios.

 

  • Crie um mapa estratégico

Para criar um mapa estratégico é necessário entender e aplicar a metodologia Balanced Scorecard.

Para ser eficiente, essa metodologia se baseia em 4 estruturas:

  1. Perspectiva financeira;
  2. Perspectiva de mercado;
  3. Processos internos;
  4. Recursos.

 

A partir dessa metodologia é possível traçar objetivos específicos para a empresa:

  • Objetivos Financeiros;
  • Objetivos do Cliente;
  • Objetivos internos;
  • Objetivos de Aprendizado.

 

  • Monte um plano de ação

Com os objetivos e metas definidas chegou a hora de tirar tudo do papel.

Por isso é importante ter um plano de ação, ou seja, determinar o que e quando será feita alguma coisa.

 

 

José Luiz Ferreira – Vice-presidente da Acimm