Blogs

  • Mai

    22

    2019

O seu negócio em sua própria casa

 

Trabalhar em casa não é novidade alguma no exterior, principalmente nos locais onde o frio intenso é um obstáculo para se deslocar até o local de trabalho.

Aqui no Brasil a ideia vem ganhando força, até como forma de fugir do aluguel. Mogi Mirim, por exemplo, possui um número significativo de profissionais que atuam em casa. A Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) pode ser uma grande parceira.

É cada vez mais constante ver profissionais que largaram as profissões e foram investir no próprio negócio sem sair de casa.

Houve uma época em que trabalhar em casa era um sonho impossível, coisa de afortunados ou de quem partia para uma atividade ilegal. Mas que bom que os tempos mudaram. Hoje, ter o seu negócio em casa é uma oportunidade real para atividades diversas.

A maior prova disso talvez seja a recém-aprovada Reforma Trabalhista. Entre os pontos de maior impacto está a regulamentação do chamado teletrabalho, que nada mais é do que o home office, o trabalho em casa. Então, se as empresas podem ter funcionários nessa condição, o que impede você de abrir o próprio negócio em casa por esse caminho?

 

Quer uma dica?

Comece observando as ideias para montar um negócio com pouco dinheiro que apontei a seguir. Escolha a que mais combine com você e torne-se um empreendedor de sucesso!

 

19 ideias promissoras para abrir um negócio em casa

Veja 19 ideias muito promissoras de negócio em casa para você ter a sua empresa:

1. Serviços de tradução de textos

Domina outras línguas? Transforme essa habilidade em renda extra, e faça serviços de tradução sem sair de casa. O principal pré-requisito é falar outro idioma. Já o meio de trabalho é a internet. E o que não faltam são sites que disponibilizam projetos para esse público. Você pode começar como freelancer, realizando jobs nas horas vagas, conquistando os primeiros clientes e experimentando o mercado. Depois de engrenar, aí é só garantir o CNPJ e colher os frutos do sucesso.

 

2. Blog

Para muitos, ter um blog é um hobby, mas por que não fazer dele um negócio? A concorrência não é pequena, é verdade, mas é um investimento pessoal que não custa nada, exceto seu tempo. Se você estudar as melhores táticas para ser encontrado na internet e se dedicar a manter o blog atualizado, o reconhecimento será consequência natural.

 

3. Ilustrador

Essa é outra das carreiras que cresce na esteira da tecnologia.

Antigamente, um desenhista ou ilustrador tinha o mercado muito limitado, eventualmente encaixando alguma arte em um veículo de comunicação. Hoje, com a internet, as portas se abriram com uma enxurrada de oportunidades. Você pode se especializar em um nicho, como quadrinhos, ou ser um ilustrador genérico.

 

4. Secretária virtual

Secretária virtual pode ser um negócio muito promissor e não requer muitos investimentos. Poucas profissões são tão icônicas como sinal dos tempos. Com as mudanças no perfil dos negócios, muitos executivos trabalham em movimento e não têm um escritório físico. Mas eles precisam de uma secretária para fazer e receber chamadas e prospectar clientes. E quem disse que ela não pode fazer isso de casa?

É um negócio em casa altamente promissor.

 

5. Dropshipping

Se você nunca tinha lido esse termo, não se assuste, pois é fácil de entender. O dropshipping é um segmento no qual uma loja virtual expõe os produtos, mas vende por encomenda. Ou seja, ela não possui estoque físico e adquire as mercadorias conforme os pedidos entram. Sendo transparente com o cliente, em especial quanto aos prazos de entrega, é uma oportunidade e tanto.

 

6. Webdesigner

Se todo mundo está na internet, o que seria das pessoas se não houvesse alguém para desenvolver sites e blogs? Perceba aí a grande importância de um webdesigner para o mercado. E para começar não é preciso grande investimento. O maior deles é na própria capacitação e, depois, realizar pequenos trabalhos até se tornar conhecido.

 

7. Aulas particulares

Reforço escolar é uma ajuda cada vez mais procurada por pais que desejam ver os resultados dos filhos melhorarem. Para se dar bem nesse tipo de negócio em casa, o único pré-requisito é ter um talento a explorar. No que você é bom o suficiente que o candidate a ser um professor? Pode ser de música, idiomas, reforço escolar, enfim, no que você tiver habilidade e formação.

Receba os alunos em casa e explore as redes sociais para divulgar o negócio.

 

8. Venda de bijuterias

Se você tem o dom das vendas, esse é um ótimo produto para explorar. E o melhor são as possibilidades existentes, como a venda pela internet ou física, comprando no atacado e vendendo no varejo ou apostando na consignação, que é quando o fabricante cede gratuitamente os produtos em troca de uma comissão maior nas vendas.

 

9. Restauração de móveis

Transformar móveis rústicos em vintage deixa qualquer ambiente mais bonito e ainda pode render uma boa graninha no fim do mês. Você tem observado que o antigo tem ganhado destaque ultimamente? No caso dos móveis, tem muita gente apostando em uma decoração mais rústica ou vintage, reaproveitando materiais e restaurando móveis. Se você tem habilidade manual, uma marcenaria em casa pode ser o seu futuro negócio.

 

10. Agência de turismo

Por essa talvez você não esperava, mas dá sim para abrir uma agência de turismo na própria casa. E o melhor: com funcionamento exclusivamente on-line, exigindo apenas um computador. Esse é um modelo de negócio em casa que possui franquias baratas, ou seja, você pode começar a empresa já com o suporte de uma marca estabelecida.

 

11. Cultivo de bonsais

Se você é um amante da natureza, tem dom para lidar com plantas delicadas e interesse na cultura oriental, cultivar bonsais pode ser a sua cara. Agora, que tal aliar tudo isso ao trabalho no conforto do lar e um bom faturamento?

 

12. Doces, salgados e bolos caseiros

Se o seu dom é na cozinha, o que não falta são oportunidades para você. Que tal investir nos doces? Entre os negócios em casa, esse é um dos mais tradicionais, sem dúvidas. Seja na produção de encomendas para festas e eventos diversos, ou para um saboroso bolo para acompanhar um cafezinho, não faltam oportunidades para quem tem na culinária um talento. Comece pelos vizinhos, conquiste-os pelo estômago e depois ganhe a fama na internet.

 

13. Reforma de brinquedos

Esse é um tipo de negócio em casa que agrada a crianças de todas as idades. Entre os pequenos, pode ser a solução para dar um jeito naquele brinquedo preferido, mas que por alguma razão emperrou. Entre os adultos, é um serviço valorizado por colecionadores e por quem nutre carinho especial pelos objetos da infância.

 

14. Limpeza automotiva

Tem um espaço maior em casa? Aproveite-o e faça um dinheiro extra com a lavagem de carros. Se você tem um pátio com uma boa área sobrando, basta uma lavadora de alta pressão e muito capricho para conquistar clientes. Brasileiro é apaixonado por carros, e você pode tirar proveito disso. Se preferir, há franquias que preveem negócios em casa nesse segmento.

 

15. Maquiadora

Se tem algo que não muda nem mesmo em tempos de crise é o apreço feminino pela beleza. As mulheres gostam de se sentir bonitas e ficar de bem com o espelho. E se você tem o dom da maquiagem, por que não dar uma ajudinha a elas e ganhar um bom dinheiro? Inspiração para o seu caso não falta, pois muitas youtubers de sucesso começaram do zero.

 

16. Salão de beleza

Salão de beleza é uma opção muito indicada para quem já possui habilidades com cabelo, por exemplo. Já se o seu dom vai além da maquiagem e inclui cortes de cabelo, penteados especiais, manicure e pedicure, por que não sonhar um pouco mais alto? Não é de hoje que abrir um salão de beleza em casa é uma boa oportunidade. Se você já se arrisca com familiares, vale fazer um curso e se qualificar para atender a um público maior.

 

17. Nutricionista

A preocupação com a boa forma é uma crescente e, para quem tem formação em nutrição, isso gera oportunidades. A carreira permite trabalhar em empresas, escolas, hospitais, restaurantes e até mesmo em casa, por que não? Atuando com consultoria, por exemplo, é possível elaborar cardápios personalizados para atender a dietas especiais.

 

18. Produtos aromáticos

Não se trata de transformar a casa em um laboratório de cosméticos, mas produzir velas e sabonetes pode começar como uma opção de renda extra e ganhar o mercado. Como em outros negócios em casa, conte com amigos, vizinhos, familiares e muita divulgação nas redes sociais.

 

19. Técnico de informática

Há um movimento em evidência que compreende consertar um velho em vez de comprar um novo. Essa é uma lição de economia que envolve diferentes setores e, é claro, chegou aos equipamentos de informática. Se você tem formação na área, não perca a chance de faturar.

 

Com tanta opção de negócio como escolher a melhor para abrir? Há fatores importantes que você precisa levar em conta ao escolher um das opções de negócio em casa que acabei de relacionar.

O primeiro deles, é claro, é a afinidade com a atividade. Você não vai iniciar um blog se detesta escrever ou fazer bolos caseiros se mal sabe fritar um ovo.

O segundo é o tempo disponível. Se está empregado no momento, mas quer mudar de carreira, o ideal é iniciar um negócio em casa que possa servir a princípio como alternativa de renda.

O terceiro, mas não menos importante, é verificar se a sua casa tem a estrutura necessária para instalar a atividade desejada.

Para muitos casos, graças à internet, um computador e uma mesa bastam.

Se esse é o seu caso e já encontrou a oportunidade que buscava, não perca mais tempo e comece já o seu planejamento.

 

Conclusão

Retorno financeiro é sempre muito bem-vindo e se ainda puder estar aliado ao fato de fazer o que você gosta, seu trabalho se tornará um prazer.

A relação poderia ser ainda maior, pois o que não falta hoje são oportunidades de trabalhar no conforto do lar.

Mas se for por esse caminho, não esqueça da importância da disciplina e do profissionalismo. Você precisa organizar uma rotina de trabalho, pois iniciará uma empresa e não um passatempo. Monte uma estratégia, se dedique a ela, capriche como empreendedor e colha os frutos do sucesso.

 

Luiz Antonio Guarnieri – Presidente da Acimm