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  • Jun

    14

    2019

Ser melhor em tempos de crise

Em tempos de crise, a coisa mais comum entres os seres humanos é arrumar desculpa para o que está ruim. No mundo corporativo ou mesmo no comércio, por exemplo, a crise é um prato cheio para quem não tem comprometimento e não faz nada para mudar sua forma de atuação.

Por isso mesmo a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) busca, da melhor forma, mostrar alternativas por meio de cursos e palestras, para que o associado se supere e vença as dificuldades. Fizemos um levantamento e apontamos algumas iniciativas que podem ser úteis.

 

Atitude positiva

O ser humano é o único ser vivo do planeta capaz de tomar decisões inteligentes. Ter atitudes positivas leva a atitudes proativas. Lembre-se: o segredo está em buscar soluções, e não focar em problemas. Seja otimista e procure novas oportunidades. Muitos empresários de sucesso chegaram ao êxito mantendo uma atitude mental positiva.

 

Acelerado

Hoje em dia é preciso correr mais rápido para permanecer no mesmo lugar. Imagine para chegar na frente. Estamos falando de competitividade. É essencial tomar decisões rápidas e certeiras de forma acelerada. É melhor errar ajustando e se adequar rapidamente do que ficar esperando algum milagre acontecer. Vendas não caem do céu.

 

Unir forças

Alguns empreendedores acabam sendo solitários, mas solidão não é um bom caminho. Dez empresários juntos são melhores do que cada um deles separados. Nem todo empresário é um concorrente, existem outros donos de empresas de segmentos diferentes que podem ajudar a superar uma crise. Esteja onde estiverem. 

 

Acredite

Muitos casos de sucesso mostram como empresários venceram na vida (e também em vendas) desenvolvendo uma convicção inabalável naquilo que vendem. Se você tem um produto muito bom, que supre as necessidades e desejos de seus clientes, existe uma forma de manter as vendas acontecendo. Toda criação começa na mente! Pense nisto!

 

Ser pensante

No meio digital cada vez mais cresce a consciência de que ser mentorado por alguém é uma atitude muito inteligente. Tendo um mentor, você pode evitar perder tempo, dinheiro e ter um apoio mais seguro para seguir adiante. Busque uma pessoa que dê suporte e encorajamento, aprimore o seu desempenho e alcance seus objetivos. Podemos explicar como fazer isso. 

 

Fidelização

Talvez você não saiba, mas conquistar novos clientes é muito mais caro e demorado do que manter aqueles que você já tem. Portanto, fidelizar seus clientes é uma ótima forma de vender mais. Que tal criar promoções para conseguir mais vendas de quem já comprou de você antes? Além disso, valorize o relacionamento com os consumidores e dê valor a quem faz negócios com você.

 

Técnica

O Upsell consiste em oferecer produtos ou serviços adicionais úteis ao consumidor logo após o pagamento de um produto ou serviço principal. Esse conceito prega, por exemplo, que é mais interessante oferecer o serviço da manutenção logo depois que o cliente efetuar o pagamento do plano. Isso pode tornar os ganhos escalável e recorrente. 

 

Capacitação

Você é um “empresário sabe tudo”? Se a resposta for sim, reveja os seus conceitos. Os empreendedores de sucesso são aqueles que admitem que não sabem tudo e sempre estão investindo em capacitação e em conhecimento. Aprenda mais sobre o mercado, sobre marketing e vendas e seja capaz de superar não apenas uma, mas quantas crises forem necessárias. 

 

Analise

Nem tudo é culpa da crise! Sua empresa pode estar cometendo erros de marketing, vendas e atendimento sem que você se dê conta. Faça um balanço de todos os processos, compare períodos de vendas com os dos outros anos, converse com seus funcionários, e o mais importante, ouça os seus clientes. Talvez eles estejam comprando menos por motivos que você possa resolver de forma simples.

 

Aposte

Dependendo do seu tipo de negócio, a recorrência pode ser uma excelente jogada de mestre. Vender de forma recorrente é fazer o cliente pagar todo mês por algo que ele consome. O modelo de assinaturas é o melhor exemplo nesse caso. A pessoa paga mensalmente por aquilo que você produz e vende. Pense nisso!

 

Supere-se

Repare que havíamos prometido 10 dicas e estamos entregando 11. Quando você entrega mais do que prometeu, acaba conquistando e fidelizando melhor o cliente. Comece a praticar isso em sua empresa e veja como as vendas decolam. Afinal, um cliente satisfeito vira um embaixador da sua marca, vindo a promovê-la para outras pessoas. Faça mais que o esperado!

 

Luiz Antonio Guarnieri – Presidente da Acimm