Notícias

  • Out

    05

    2015

Revitalização da Rua XV de Novembro

As obras de revitalização da rua 15 de Novembro, no Centro, estão dentro do cronograma. Nos últimos dias todos os estabelecimentos tiveram a água de chuva canalizada até o meio fio daquela via e já está bem adiantado o serviço de calcetamento da nova calçada. Conforme anunciado pela Prefeitura, a revitalização alargou a calçada do lado direito deixando um bolsão destinado à carga e descarga, além da instalação de lombo faixas (faixas de pedestre elevadas) e rampas de acessibilidade. O custo da obra está estimado em R$ 180 mil e até o momento apenas a calçada está sendo trabalhada.
Até bem pouco tempo, o maior ponto da calçada do lado direito da rua apresentava 1,10 metro de largura, e a área útil é de menos de 40 centímetros, o que dificultava a locomoção de pedestres, especialmente de pessoas com mobilidade reduzida. Com a revitalização, a calçada ganhará área adicional de 1,90 metro, ampliando a área útil para passagem de pedestres. No lado esquerdo da calçada, serão mantidas as guias e a geometria atual, com demolição do atual pavimento e troca do piso. Em conversa com alguns comerciantes da rua O INFORMATIVO registrou que apesar do transtorno inicial a revitalização agradou aos estabelecidos.
A empresa Florestana Paisagismo, Construções e Serviços foi a contratada para executar o calçamento de piso permeável e acessível. A pavimentação das calçadas será feita com piso Inter travado, que favorece a acessibilidade, a drenagem e a manutenção. A segunda etapa da revitalização consiste no paisagismo e na
ornamentação da via. Juntamente com a ACIMM, a Prefeitura buscará parceiros para viabilizar a instalação de bancos, lixeiras, luminárias e floreiras, pelo Programa Adote o Verde, regulamentado por uma lei municipal.