Notícias

  • Set

    04

    2019

Semana do Brasil

A acontece entre os dias 6 a 15 de setembro a semana Brasil, uma espécie de Black Friday antecipada. Lançado pelo governo federal, a data, a partir de agora passa a fazer parte do calendário. O objetivo é fazer ações promocionais para estimular vendas em um mês habitualmente morno para o setor. 

Essa espécie de "Black Friday antecipada" será realizada nos mesmos moldes da ação promocional criada nos Estados Unidos, e era uma ideia discutida há muito tempo entre entidades varejistas. A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) apoiam a iniciativa.

A ação ocorre em um momento em que a economia precisa de estímulo, e deve ser puxada pelos saques do FGTS e a antecipação do 13º salário dos aposentados. Na cidade, apesar da brevidade, já se estuda algo para alavancar as vendas.

A iniciativa do governo conta com a sinergia de mais de 40 entidades, como o IDV (Instituto de Desenvolvimento do Varejo). Alfredo Cotait Neto, presidente da Facesp e ACSP, afirma que ambas já orientam seus associados a participarem da Semana, que coincide com as comemorações da Independência do Brasil. A ideia é que os comerciantes direcionem estratégias para oferecer preços promocionais, descontos exclusivos e ambientação diferenciada na loja física e na virtual.  

O objetivo é reacender um pouco a economia, com uma ação comercial em que os consumidores terão vantagens, e o varejo terá uma oportunidade de vender um pouco mais. A Facesp acredita que a nova data promocional do calendário do varejo brasileiro veio para ficar.