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  • Abr

    18

    2019

Venda mais na Páscoa, mesmo não sendo chocolates

Quando o assunto é Páscoa, a primeira imagem que vem à mente é chocolate ou melhor, ovos de Páscoa. Mas a páscoa tem um sentido muito mais amplo. Um sentido de comunhão, festa e disseminação do bem. O coelho, outro símbolo tão importante quanto os ovos de chocolate, tem um significado muito propício ao comércio: fertilidade, ou seja, multiplicação. E é isso que todo comerciante espera da Páscoa quando o assunto é vender.

A Páscoa pode ser abordada de formas diferentes nos mais diversos tipos de segmentos. Por isso mesmo, quem pensa que nessa época do ano tem lucros somente quem vende ovos de chocolate está enganado. É possível envolver o cliente nesta comemoração e atrai-lo para sua loja.

Vale a pena lembrar alguns tópicos sobre como o negócio pode se diferenciar dos concorrentes. E sempre, em primeiro lugar, um bom atendimento ao cliente é o item mais importante dessa lista. Um cliente compra, não somente pelo produto em si, mas pela experiência que tem ao entrar no seu estabelecimento. Deixar o cliente à vontade, com espaço para se locomover e com atendentes disponíveis e atenciosos, é um bom começo. Mas existem outras formas de dar conforto: entregas em domicílio, formas variadas de pagamento e um local para estacionamento, também fazem a diferença na hora do cliente escolher sua loja.

Agora é hora de saber como aproveitar uma das melhores datas para o comércio.


 

Produtos em destaque podem fazer a diferença

Se o seu comércio trabalha com itens diretamente ligados à Páscoa, o primeiro passo é colocá-los em destaque. Use e abuse do apelo visual da data espalhando imagens e itens como coelhinhos, ninhos e pintinhos pela loja.

Os itens mais diretamente ligados à páscoa são:

Chocolate: ovos de chocolate, em formato de coelho, cestas de chocolate, ou seja, chocolate em geral;

Cardápio: colombas e bolos, uvas passas e frutas secas, azeite, bacalhau, peixes e carne branca em geral;

Presentes e decoração: cestas, coelhos de pelúcia, guirlandas e cartões temáticos.

Mas se você trabalha com outro tipo de produto, saiba que outra tradição da Páscoa é a troca de presentes. E há uma grande gama de produtos que podem ser um bom presente. Depois de entender o porquê de seu produto poder ser um bom presente, comece a envolver a equipe neste conceito e invista em divulgação e campanha temática pelo Facebook ou qualquer outro canal de relacionamento com seu cliente.

 

Uma verdadeira caçada aos ovinhos

Uma boa dica de campanha para a Páscoa que pode ser utilizada em grande gama de negócios é a caça aos ovinhos. Espalhe vale-ovinhos por sua loja e estimule as crianças nesta brincadeira. Cativar os filhos dos clientes é um grande passo para conquistá-los e deixá-los mais propícios a comprar em seu estabelecimento.

 

A vitrine faz a diferença

Segundo uma cartilha publicada pelo Sebrae SP, o tempo para captar um cliente pela vitrine é de 30 segundos. Portanto, abuse do apelo visual. E se for fazer a caça aos ovinhos, deixe isso em destaque na vitrine ou na entrada da loja.

 

Brindes nunca são demais

Ofereça itens de papelaria como cartões de Páscoa ou marcadores de livros para seu cliente entregar junto com o presente. Pode ser até chocolate! Dependendo do ticket médio da sua loja (valor médio gasto pelos clientes), um pequeno chocolate pode sair mais barato do que um desconto. E quem não gosta de ganhar chocolate, não é mesmo?

 

Crie o clima propício para a época

Outra sugestão é baixar imagens de Páscoa disponíveis gratuitamente na internet. Há vários sites de bancos de imagens. A imagem que ilustra este post é de um deles, o Pexels.com. Há uma infinidade de imagens disponíveis com o tema Páscoa, desde cartões a marcadores de livros e cartazes. A maioria é editável, ou seja, com um software de criação gráfica é possível customizar essas imagens e incluir sua mensagem.

Enfim, envolva seu cliente nesse espírito de prosperidade e comunhão que a Páscoa traz e tenha um retorno fértil, tanto financeiramente como em fidelização.

 

Boas vendas!